Do Band ao MASP: exposição “Tunga: o corpo em obras”

Saindo dos muros da escola e mergulhando no mundo das artes, alunos da 2.a série do Ensino Médio da eletiva Do ateliê aos museus foram ao MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) conferir a exposição “Tunga: o corpo em obras”. O Coordenador de Artes, Sociologia e Filosofia, Régis Lima, e os professores de Artes, Pedro Leão, Mariane Cavalheiro e Paula Ariane, acompanharam os alunos.

tunga2

A exposição reuniu diversas obras do artista Tunga com a temática do corpo. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de ver esculturas, desenhos, instalações e pinturas que buscavam dar um novo significado à anatomia humana.

tunga5

A ideia da eletiva é que os alunos visitem diversas exposições que estejam em cartaz na cidade e, depois, nas aulas, coloquem a mão na massa, criando algo inspirado no que foi visto. Dessa forma, a aula seguinte à visita ao MASP foi repleta de inspiração.

867B4303-4548-456F-AD64-2E5A0362CA2E

Nela, os alunos foram apresentados à seis estações, cada qual expondo uma diferente técnica artística. Assim, cada um teve que criar uma obra com o tema do corpo – assim como o da exposição – utilizando os métodos que desejasse.

5

O aluno da 2.a série do Ensino Médio, Rafael Pellegrino, conta que seu grupo decidiu trabalhar com tecidos durante a aula. Para isso, ele e um colega foram enrolados num pedaço de pano, representando o interior e o exterior. “Acredito que ter ouvido a opinião dos outros e adquirido novos ângulos de ver uma obra foi a melhor parte de tudo, porque compartilhar e adquirir experiências é algo que eu gosto muito”, comentou Rafael.

4ADAF0FD-72D5-438F-AD6A-B4618BFE153A

“Essa experiência amplia horizontes e perspectivas de leitura do mundo. Eles entram em contato com maneiras inéditas de enxergar o que há ao seu redor”, contou o Coordenador Régis.

2

Tanto a exposição quanto as aulas são recheadas de entusiasmo vindo dos alunos e também dos quatro professores que comparecem a todos os encontros, contribuindo para a diversidade da aula.