Ao som do saber: aulas de música no Band!

Publicado em 23/02/18

Deixando o curso de Artes do Band cada vez mais completo, aulas de musicalização entraram para a grade curricular do 6.o ano do Ensino Fundamental. Inédita no Colégio, a disciplina tem como ideia ser um primeiro contato para os alunos com o mundo do som e a sensibilização sonora.

IMG_5281

Com brincadeiras e atividades lúdicas, os alunos se deparam rapidamente com a pergunta: o que define um som musical? Para solucioná-la, ao longo das aulas, todos são convidados a experimentar vários tipos de sons, produzir suas próprias notações – como partituras – e ainda explorar diferentes melodias com a ajuda da tecnologia.

IMG_5273

Além disso, a cada aula, é apresentado um instrumento para os alunos, estimulando a curiosidade e ampliando o repertório sobre as múltiplas possibilidades que os sons oferecem.

IMG_5279

O professor de Música, Fabrício Masutti, explica que as aulas têm metodologias baseadas na música contemporânea como produção cultural. “Um dos objetivos é situar o aluno culturalmente na sociedade. Torná-los seres humanos mais completos”, contou ele.

Dessa forma, as habilidades trabalhadas nas aulas vão além da música em si. O Coordenador de Artes, Sociologia e Filosofia, Régis Lima, conta que os conhecimentos musicais estimulam a coordenação motora e auditiva e também desenvolvem competências necessárias para, por exemplo, o coding – programação de equipamentos tecnológicos. “A música completa o estudo das artes”, ressaltou ele.

Além disso, todas as aulas envolvem atividades em grupo, garantindo que os alunos aprendam a cooperar, respeitar e escutar o outro em prol de uma harmonia que só pode ser executada de forma coletiva.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!