Ocupação João das Neves

Publicado em 29/09/15

jo

“Um Brasil enriquecido pela diversidade, permeado de conflitos sociais e políticos e iluminado pelas perspectivas poéticas do teatro é o que transparece na carreira de João das Neves, dramaturgo, ator, diretor e escritor que recebe uma Ocupação no Itaú Cultural, em São Paulo, de 26 de setembro a 8 de novembro de 2015.”

O Itaú Cultural apresenta a Ocupação João das Neves. A exposição mostra o percurso das principais trajetórias de João das Neves desde o combate à ditadura civil-militar – como membro do Centro Popular de Cultura (CPC) e do Opinião – até seu convívio com povos indígenas do Acre e os Congadeiros de Minas Gerais os quais reforçaram sua ligação com a tradição da arte genuinamente popular e influência em suas obras. No teatro, o artista possui grande inventividade, ressaltando a adaptação de Primeiras Estórias, adaptação do livro homônimo de Guimarães Rosa. No espaço expositivo o espetáculo é detalhado em um aplicativo interativo.

A cenografia, projetada por Rodrigo Cohen, conversa com o conteúdo. Elementos da cultura popular – peças de cerâmica, máscaras e mamulengos, instrumentos e mobiliário – são dispostos em ambientes sensoriais: o público caminha por terra batida, folhas secas, serragem e caquinhos de azulejo, sempre em referência aos universos com que o homenageado entrou em contato nas suas viagens.

O site da Ocupação apresenta diversas entrevistas, áudios, fotos e vídeos com parceiros de João e pesquisadores de seu trabalho. No fim de Outubro será lançado um documentário que acompanhou João em visita a diversos locais que o marcaram, como Rio de Janeiro, Acre e Minas Gerais.

joao-366x244Ocupação João das Neves
sábado 26 de setembro a domingo 8 de novembro de 2015
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP – Piso térreo
Gratuito

Infotmações de: http://novo.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/ocupacao-joao-das-neves/

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!