Professor Pedro Leão expõe trabalhos na Santa Marcelina

Durante o mês de setembro estarão expostos, na Faculdade Santa Marcelina, alguns trabalhos do professor Pedro Leão, da disciplina de Artes. Ao assistir a algumas matérias na faculdade como complemento à sua licenciatura, Pedro foi incentivado por uma professora a expor algumas de suas obras produzidas durante a disciplina de Gravura além de seu trabalho de mestrado.

Formado pela FAAP em Artes Visuais, o professor já teve várias outras oportunidades de exposição. “Me formei em 2003. Em 2001 e 2002 tive trabalhos expostos como aluno, mas posteriormente pude apresentar minhas obras em outros lugares. Dos mais relevantes, acho que posso destacar a exposição na Reserva Cultural, na Paulista, e na Galeria Casa da Xiclet”, comentou Pedro.

Gravura é uma imagem representativa de outro objeto, como pintura, desenhos, relevos etc. O material pode variar e classifica-se a gravura de acordo com o material de que é feita. A gravura é um processo de incisão (riscar, gravar) sobre determinada superfície ou material que permite a sua reprodução a partir de uma matriz. É o resultado de uma ou mais técnicas de impressão, que consiste em transferir uma “imagem” da matriz para outro tipo de suporte.

As matrizes podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco, alumínio ou latão, que são gravadas com incisão direta ou pelo uso de banhos de ácido. A técnica com gravura é relativamente recente para o professor. “Sempre me interessei e agora, por meio do curso, finalmente tive oportunidade de ter contato com essa técnica”, comentou. Seu trabalho do mestrado, exposto juntamente com suas gravuras, se relaciona às mudanças no mundo masculino contemporâneo pós-feminismo.